terça-feira, 8 de março de 2016

O que é ROM?

No universo dos mobiles, mais especificamente em smartphones e tablets onde o termo é aplicado, a melhor definição para ROM de maneira bem simples, rápida e ainda técnica é “Imagem”. Imagem porque desse único arquivo se instala quantas cópias
o que é rom?
quiser. Fazendo uma analogia com, por exemplo, o CD de instalação do Windows que basicamente é a mesma coisa com a diferença que no caso do Windows não é comumente chamado de "Imagem", e a outra grande diferença é que são de plataformas diferentes. Continuando com a analogia, no caso do Windows que pode ser instalado em qualquer computador de qualquer modelo e de qualquer marca da plataforma Windows que após sua instalação se instala os drivers específicos de cada maquina. Na plataforma Android cada modelo  de cada marca tem a sua própria e única "Imagem" por exemplo: a "Imagem" do S5 não funciona no S6 e vice-versa, Isso pelo fato que os hardwares são diferentes nos mais variados aspectos. Já no caso da plataforma Windows os drivers podem ser instalados posteriormente.
Existe dois tipos bem especifico de ROM, aquela desenvolvida pela fabricante do aparelho chamada de StockROM e a segunda que é customizada por desenvolvedores independentes. Mas é claro que existe varias outras, mas todas; inclusive estas duas citadas são todas derivadas da ROM AOSP ou Android Open Source Project, Pois é, a cada nova versão do Android O google libera a ROM AOSP,
Um fator a considerar da ROM AOSP é que ela é carregada de aplicativos nativos que não tem como ser desinstalados e que dificilmente são usados pelos proprietários dos devices que acabam só sobrecarregando o armazenamento interno do mobile. Se a ROM original AOSP já está pesada com aplicativos nativos o que dizer então das StockROMs liberada pelas fabricantes de smartphones e tablets que; além dos aplicativos nativos do google agora entra mais os aplicativos das fabricantes dos devices. Ai entra as ROMs customizadas, com o proposito de tornar o seu smartphone mais leve e mais rápido retirando todos aqueles aplicativos nativos que na maioria das vezes nunca são usados, ficando a critério dos usuários decidir o que instalar e poder desinstalar quando quiser, além do que também um fato muito importante nas ROMs customizadas é que elas oferecem ainda mais opções de configuração  melhorando o desempenho dos devices e a experiência de seus usuários.

O objetivo deste artigo é dar uma base para quem pretende começar a intender melhor esse universo das ROMs e também para complementar o artigo sobre; O que é root ? Uma vez que esses dois assuntos são de extrema importância para quem vai começar.

INSCREVA-SE NO FACTORY PRA RECEBER AS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES. PARTICIPE TAMBÉM NO Google+

COMPARTILHAR

Author:

Comentários do Facebook

0 comentários: