quarta-feira, 23 de março de 2016

O que é DSP ?

Continuando com o tema sobre sistemas inteligentes e para explicar o que é DSP vamos começar uma aplicação onde se exige o máximo de um DSP  bem como seus periféricos.

Vamos tomar como exemplo a idéia de um carro inteligente, os carros inteligentes já existem, mas por enquanto só como teste e desenvolvimento.
Para que isso seja possível além do básico que é o GPS para informe ao sistema qual é a posição de origem e a posição de destino fazer o carro sair de um lugar e ir até outro sozinho com o auxilio do GPS é muito fácil, o que não é fácil é fazer o carro 'enxergar' pessoas cruzando seu caminho, ou mesmo outro veículo se aproximando, buracos curvas e semáforos, é por estas variáveis que o carro inteligente ainda não está disputando com você a sua vaga no estacionamento dos supermercados. 

Mas e o DSP? É ai que ele começa assumir seu papel. Todas essas variáveis vão surgir a partir das imagens das câmeras que equipa o veículo e serão os olhos do mesmo, acontece que imagens só algumas espécies vivas conseguem reconhecer imagens e só algumas dessas espécies é que são capazes de tomar decisão baseado no que está a sua frente e mesmo assim isso precisa acontecer de maneira tão rápida que não dê nem tempo de pensar.  Ou seja, as imagens capitadas pelas câmeras que instantaneamente são convertidas em variação de corrente elétricas e essas variações de corrente são levadas imediatamente ao DSP.
O que é DSP ?, como funciona os carros inteligentes,

O DSP então tem a missão de codificar essas variações de corrente elétrica e elevar para um padrão logico binário, e a partir daí o DSP entrega os pacotes de informação para um processador que agora cabe ao processador tomar a decisão comparando as informações com um padrão já previamente estabelecido. As imagens obtidas pelo o trajeto mudam tão rápido quanto a velocidade que o veículo vai desenvolver e pra cada centímetro de deslocamento a quantidade de informação é muito grande e precisa ser processada e a decisão tomada antes do próximo centímetro de deslocamento, quando o veículo estiver no trajeto é necessários que decisões sejam tomadas o tempo todo e muito rápido, mas rápido mesmo, afinal o processador não vai ''querer'' responder a pena de ser substituído por deixar atropelar uma pessoa ou qualquer coisa pela frente.

Mas para que o processador não corra esse risco ele precisa que o DSP processe as imagens em altíssimas velocidades de processamento, mas é nesse ponto do projeto que se chega aos limites dos hardwares e é esse limite que a tecnologia precisa transpor para que sistemas onde se exijam o processamento muito rápido dos dados possam se tornar realidade.

Os DSPs já realizam tarefas fantásticas.
Praticamente todos os aparelhos digitais produzidos nos dias atuais são equipados com um DSP, no caso do carro inteligente micro fração de segundos são relativas e fazem toda a diferença.
Conclusão: DSP ou Digital Signal Processor ou ainda Processador de sinal digital é um chip que trabalha com sinais analógicos convertendo para digital e/ou vice versa, após a conversão de analógico para digital ele transforma os pacotes de dados em um padrão de dados pra em seguida entregar esses dados para outros processadores.
Aqui foi usado um exemplo de aplicação dos DSPs enquanto era descrito uma das suas principais funções

As aplicações para o DSP são muitas. Praticamente a grande maioria dos equipamentos modernos pode estar equipada com um DSP além de que esses equipamentos ainda faz o uso de microprocessadores ou micro controladores Por exemplo:
Receptores de TV digital, câmeras de vídeo, leitores e reprodutores de medias e muitos outros equipamentos.

Tudo aqui. Contato, doações, tira dúvidas, curtir mais Clique aqui mesmo

COMPARTILHAR

Author:

Comentários do Facebook

0 comentários: